Agenda Otimizada da Campus Party Brasil

  • Foto panorâmica da #CPBR4, mostrando uma pequena parcela da arena.

    Antes de qualquer coisa, gostaríamos que você soubesse do que se trata a Campus Party. Abaixo, um texto rápido mas esclarecedor que o Victor Martinez, colaborador do blog Tela Brasil fez sobre o assunto:

    A Campus Party é um evento que começou em 1997 na Espanha e se transformou em um dos maiores encontros do mundo que integra tecnologia, conteúdo digital e entretenimento em rede.

    A ideia é simples: os participantes que se inscrevem se mudam com seus computadores, malas e barracas para dentro de uma arena, onde se conectam com uma rede de internet e convivem em torno de oficinas, palestras, conferências, competições e atividades de lazer.

    Além das edições anuais no Brasil e Espanha, a Campus Party acontece também na Colômbia e México. Além disso já foram realizadas duas edições especiais: a Campus Party Iberoamerica, que aconteceu em 2008 em San Salvador, capital de El Salvador, e a Campus Party Europa que rolou em 2010, em Madri, na Espanha. (Fonte)

    Só acrescentando ao que o Victor disse, a primeira Campus Party brasileira foi em 2008, e este evento dura uma semana inteira! E o que ele disse sobre “se mudar” não é exagero, como você pode verificar na imagem abaixo:

    Barracas que a Telefônica (principal patrocinadora do evento no Brasil) disponibiliza para os participantes.

    Nós participamos deste evento desde 2009, e concordamos no seguinte: é fantástico. Difícil descrever a sensação de participar disso tudo. Mas como este não é o objetivo deste post, vamos logo ao assunto!

    Agenda Otimizada da Campus Party Brasil

    Em todos os anos de Campus Party a equipe de organização disponibiliza uma agenda completa das atividades no site oficial. É realmente muito bom ter uma agenda, pois são muitas coisas para se fazer ao mesmo tempo. Mas nas Campus Party de 2009 e 2010 nós sentimos que a agenda poderia ter algumas funcionalidades a mais que iriam auxiliar todos que a usassem. E antes de continuar quero deixar claro que a agenda oficial do site é, sim, muito útil. A questão é que desejávamos incrementa-la, mas sem ter que incomodar a organização com isso, pois eles já tem muito com o que se preocupar.

    Pensamos então em aproveitar os dados já disponibilizados pela agenda oficial, e trabalhar em cima disso. Foi aí que surgiu essa agenda otimizada. Nós a criamos faltando uma semana para a Campus Party 2011. Foi uma semana corrida, mas valeu à pena.

    Primeira versão da agenda otimizada, que na época tinha o nome de "Os Mais".

    Funcionalidades da agenda

    1. Visualização: Ela é mais ampla, fazendo com que a visualização de atividades seja mais confortável. Com a separação de áreas em abas, a visualização de atividades fica mais prática.

    2. Atualizações: Com o tempo, notamos que a equipe de organização da Campus Party fazia atualizações constantes na agenda oficial. Editavam, acrescentavam e deletavam eventos. Diante dessas mudanças todas, como nos organizaríamos? Nós precisávamos saber o que havia mudado, e queriamos ver as novidades que foram adicionadas. Criamos então a funcionalidade de “Atualizações“, onde poderíamos ver tudo o que foi acrescentado ou editado.

    3. Ranks: Com a possibilidade de rankear as atividades, ficávamos sabendo quais atividades eram mais adicionadas nas agendas, ou quais estavam ganhando mais votos.

    4. O que está rolando: Esta é uma funcionalidade que só fica ativa durante a semana do evento, e é uma funcionalidade que nos auxiliou muito em 2011, pois bastava entrar na agenda, e lá estavam listadas todas as atividades que ocorriam naquele instante. Dessa forma não precisavamos ficar fazendo comparações com o relógio. E se houvessem duas atividades acontecendo ao mesmo tempo e ficássemos em dúvida entre elas, o rank (item mostrado acima) ajudava a desempatar.

    .

    Essas otimizações foram essenciais para nós (e para outras pessoas) durante este evento tão cheio de atividades. Infelizmente no início deste ano (2011) não tivemos tempo o suficiente para divulga-la, então foram pouquíssimas pessoas que souberam dela. Mas, este ano a reativamos e fizemos novas melhorias. E achamos que seria mais conveniente mudar o nome de “Os Mais”, e vinculamos ao nome Surgimento.

    Agora, a novidade é que você pode compartilhar o link de uma atividade específica, gráças aos links permanentes (funcionalidade solicitada pelo palestrante @chesterbr). Estes links se encontram na descrição de cada atividade, e isso facilita a divulgação.

    Estes links estão disponibilizados na descrição de cada atividade, na página principal da agenda otimizada, como mostrado abaixo:

    Na agenda, basta clicar em uma atividade para ver os detalhes, e lá estará o link de compartilhamento.

    Por exemplo, caso o palestrante Carlos Duarte do Nascimento queira divulgar suas palestras, ele pode passar os seguintes links:

    http://agendacpbr.surgimento.com.br/permalink.php?d=178

    http://agendacpbr.surgimento.com.br/permalink.php?d=179

    E, como a agenda oficial tem como base o Google Calendar, é possível adicionar cada evento em sua agenda de uma forma bem fácil. Basta para isso ter uma conta Google (o gmail já serve). Para saber como adicionar um evento em sua Agenda Google, acesse aqui.

    Para quem vai participar da Campus Party 2012, recomendamos o uso da Agenda Otimizada da Campus Party Brasil.

    Nos vemos lá!




    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...




    21/12/2011 | Brunna | Sem Comentários |