O inovador futuro do e-commerce trabalhando com Multicanal

  • Olá,

    Ha algum tempo tenho me interessado muito em buscar informações sobre o conceito de “Multicanal”.

    No dia 21/06/2012 participei de uma palestra online muito interessante, com 2h de duração, com o Daniel Couto. Até então eu tinha uma visão um pouco equivocada sobre o que realmente é o multicanal. Uma das principais características de uma empresa multicanal é o fato de estar em muitos canais diferentes, e mantendo o mesmo preço em todas. Assim, um canal complementa o outro. A Polishop trabalha assim. Porém, há outras características do multicanal que já estão ha algum tempo sendo aplicadas em vários países, inclusive no Brasil! A característica que falo são as de você comprar online e ter a opção de buscar na loja mais próxima. Isso é algo muito bom, porque você consegue agilidade na compra fazendo-a online, e pode obte-lo mais rapidamente indo até a loja. Isso, no ponto de vista do lojista, impõe um grande desafio de unificação do estoque. E se existem várias lojas físicas complica ainda mais.

    Com o crescimento do e-commerce e a limitação no tempo de entrega que muitas empresas vem enfrentando, principalmente no final do ano, faz com que a opção de vendas diretas ou integração multicanal do tipo “comprar online e ir você mesmo buscar” seja viável. Com o cliente indo buscar na loja, ganha-se algo que todos procuram hoje: tempo. Quem já não acabou pagando mais caro por um produto em uma loja próxima porque estava com urgência? Eu mesmo já pesquisei na Internet um determinado produto que estava bem mais barato, mas como a entrega em mais de 3 dias era inviável para mim naquele momento, optei por pagar mais caro por já estar com ele na mão (praticamente) em uma loja próxima.

    Agora, juntemos esse tipo de inovação de multicanal com a inovação crescente de compras pelo celular. Alguém tem dúvida de que isso será o futuro do varejo? Imagine só: você vê um modelo de algo em uma loja “x” no shopping, faz a pesquisa online pelo celular e percebe que no mesmo shopping tem uma loja “y” vendendo aquele produto por um preço melhor, e permite comprar no momento da pesquisa e depois só retirar na loja. Então, com isso o cliente saberia que na loja tem estoque, e ao comprar online já estaria fazendo a reserva automaticamente. Hoje acredito que muitos compram online porque há custo de tempo e de dinheiro para se locomover em várias lojas físicas para pesquisa. Juntar online com offline é a grande sacada que já vem dando certo em alguns locais.

    Falando nisso, não posso deixar de falar de uma empresa que já está fazendo isso e que tenho muita admiração e respeito pela marca. A empresa que me refiro é a Saraiva! Sempre procuro por inovações, e quando as encontro faço questão de divulgar, porque o desafio de se tentar algo novo não é para qualquer empresa.

    Para você ver as lojas que pode retirar produto comprado de forma online clique aqui.

    Aproveitando que estou falando da Saraiva, tem outra coisa que me chamou muito a atenção. Hoje com Netflix (outra inovação), por apenas R$ 14,99 por mês você assiste filmes, séries, desenhos e documentários online, sem travar, e em vários aparelhos(Nintendo Wii, Xbox, PS3, PC, e outros dispositivos). Porém, apesar de ter um grande repertório, teve um filme que não encontrei no Netflix e resolvi pesquisar se tinha alguma empresa que alugava (online) com a possibilidade de que ao pagar eu já pudesse executar nem ter que fazer o download antes. E eu encontrei… Na Saraiva! Confira clicando aqui.

    Agora, alguns podem pensar: “Poxa, Jeann! Mas você poderia baixar grátis na Internet! Esse serviço não é inovador, e sim capitalista!”. Bom, eu penso totalmente o contrario, porque a coragem de cobrar por algo que se consegue “grátis” hoje (de forma ilegal, porque isso é pirataria) e mostrar as vantagens que você tem ao pagar é um ato admirável da empresa. Eu não costumo baixar mais nenhum tipo de filme na Internet ha um bom tempo, pelos seguintes motivos:

    1º) Porque às vezes perco muito tempo procurando, e quando acho tem vários processos para que consiga baixar, e por vezes baixa algo ruim. E quando eu quero assistir a algum filme na hora e não consigo, é frustrante. Isso sem falar que, mesmo com Internet banda larga o download pode demorar pelo menos 30 minutos, o que já pode fazer com que o interesse no filme “esfrie”, e acabo arrumando outra coisa mais interessante para fazer;

    2º) Nunca se sabe quando vem algum tipo de virus incorporado.

    Sei que já falei demais da Saraiva, mas coisas do tipo merecem reconhecimento porque estar no nível que eles estão só é possível com muito trabalho, dedicação e investimento. E se alguém puder contribuir nos comentários indicando outras empresas que trabalham com multicanal dessa forma, ficarei grato pela indicação!

    Então, se você, lojista, pensa em crescer, comece já a integrar seus estoques de forma centralizada. Porque se sua empresa crescer antes de fazer isso e você quiser acompanhar a evolução, terá um grande problema para resolver.

    Indicação de conteúdo para saber mais

    Vou deixar abaixo video da palestra do Daniel Couto que assisti e quero deixar uma recomendação para se inscreverem no canal do e-commercebrasil no youtube clicando aqui, pois tem muita coisa interessante. Aproveitando peço para que de um joinha no video pois isso ajuda na divulgação deles.

    Se quer ver mais sobre multicanal, recomendo muito que leia os artigos do E-commerce News clicando aqui.

    Abraço e sucesso!




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    20/08/2012 | Jeann | Sem Comentários |